sexta-feira, 9 de maio de 2008

CAXAPOM - Leite Condensado Russo



Minha irmã e eu implorávámos nossa mãe para que ela deixasse um pouquinho de leite condensado na lata, quando o usava para uma receita. Daí nos deliciávamos ao comer o creme puro(uhrg!)! Quando vim morar aqui, foi um tremendo sufoco para encontrar o "nosso" leite condensado. As pessoas simplesmente não o conheciam! Foi por acaso que o encontrei nas prateleiras, em forma de uma bisnaga (como do creme dental) da marca da Nestlè, de apenas 200 gramas e caríssima! Com o tempo, encontrei aqui e ali o produto em lata, mas era raro. Até me explicaram que era para adoçar o café!!! Aconteceu que um dia uma loja russa foi inaugurada bem na esquina do meu então apartamento e, por curiosidade, fui ver se podia encontrar coisas interessantes por lá. Para quem não sabe, a população russa é muito grande na Alemanha. Muitos têm cidadania, pois são descendentes de alemães e assim que o muro caiu, houve uma enchurrada de russos entrando no país. Sendo assim, existem lojas de produtos russos em quase todas as cidades, até no interior. Bem, quando vi a lata, achei logo parecida, mas não ousava ter esperanças. A embalagem era toda escrita em russo. Por sorte, atrás havia uma pequena etiqueta branca, com letras miúdas, onde se lia a especificação do produto em alemão. Quando li que havia açúcar e a quantidade de gordura era igual, fiquei num estado de felicidade! E o preço? Ele curstava a metade do outro da Nestlè! Comprei imediatamente e pensei em guardá-lo por uns tempos, esperando uma oportunidade para surpreender alguma visita com uma iguaria brasileira! Depois me lembrei que a loja ficava ao lado e o estoque do produto era farto! ;-D Quando contei para a minha irmã sobre a descoberta, ela foi logo perguntando: e aí, ele é gostoso? Gostoso? Como assim? Eu já não sabia responder, pois já havia me esquecido deste hábito infantil. O que posso dizer é que gosto muito do resultado das minhas receitas e recomendo a todos que estiverem aqui! Agora o produto se "sofisticou" um pouco, pois como vêm acima, o rótulo já incorporou a tradução alemã no verso, talvez por causa da venda, que se espalhou pelos supermercados comuns. Só então descobri o que o nome que dei para ele, CAXAPOM, a única palavra que era realmente pronunciável, significava "com açúcar"! :D


13 comentários:

  1. Hallo Andrea! Wie geht's? Danke fuer besuchen mein Blog! So wohnst du in Deutschland? Und seit wann?
    Kuesse aus Casa da Arvore

    ResponderExcluir
  2. hehehehe
    O teu post fez lembrar a minha prima que esta na França, ela reclama mto da falta de mtos produtos que temos aqui e lá não tem.
    Ainda bem que vc achou um generico.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. OI Domingas!
    Adorei teu blog.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que felicidade achar algo da terra em lugar tão distante e diferente!
    Mas fiquei com a mesma curiosidade da tua irmã, o gosto é igual?!
    Menina, como você consegue dizer urgh! pra comer leite condensado? Huahuahuahua... eu queria não conseguir também^^
    Kisss pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Eu vim agradecer a escolha do bolinho de mamãe^^
    Ela ficou toda orgulhosa menina, hahahhaha.
    Espero que da próxima vez de pra tirar uma foto^^
    Fiquei curiosa!
    Kisss pra ti^^

    ResponderExcluir
  6. Andrea, valeu pela visita lá no Prato! :D

    Nosa, leite condensado russo! Que coisa mais... aleatória! hahahah Nem pra ter o "leite moça", heheh.

    Esse em forma de bisnaga só vi num post do David Lebovitz, achei tão estranho, hahah. Aqui no Brasil tem uma versão assim, mas está mais para cobertura de sorvete do que leite condensado em si. :)

    ResponderExcluir
  7. Eu não saberia viver sem leite condensado!!! :)

    ResponderExcluir
  8. Oieeee
    Tem um presentinho pra ti lá na minha Cozinha, dá uma passadinha lá tá^^
    Kisss!

    ResponderExcluir
  9. É quando não estamos na nossa terrinha sentimos mt falta das coisinhas q estamos habituados, gostei do teu blog ;)

    ResponderExcluir
  10. Ah...que doce lembrança!!
    Sabe que até hoje eu me lambuzo com o final da lata do leite condensado?? É um pecado jogar a lata fora... rsrsrsrs

    Um beijão! Dri.

    ResponderExcluir
  11. hehehe.. quando posso também compro desse no kaufhof... o da nestlé é mesmo muito mais caro... beijocas. PS: também adoro leite condensado :-)

    ResponderExcluir
  12. Olá... estava xeretando seu blog pra ver se encontrava um tipo de pão assado no leite.(meu marido vive falando desse pão).Vi q vc tem certa dificuldade com leite condensado. Se vc quiser anotar a receita, fica muito bom...talvez melhor que o russo...lol.
    1 copo de açucar - 1 copo de leite em´pó - 1/2 copo de agua fervente - 1 colher (cafe) de manteiga.Colocar tudo no liquidificador e bater( pulsando) por 5 minutos
    Leve a geladeira pra ser usado no dia seguinte...depois vc me conta se é melhor que o russo.
    Um Feliz Ano de 2009 pra todos vcs.
    bwijokas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin