sábado, 17 de maio de 2008

Bolo de Laranjas Orgânicas sem Manteiga



Vi umas laranjas orgânicas muito bonitas no mercado e já pensando nas deliciosas possiblidades de usá-las, fui comprando. Só que exagerei um pouco na quantidade... Bem, o que fazer com tantas laranjas? Suco, bolo, casca de laranja cristalizada, geléia... fiz tudo de uma vez só! :-) Por sorte, tive tempo para me dedicar o dia inteirinho à cozinha e foi fantástico! As laranjas eram maravilhosas, daquelas com suco laranja escuro e bem doce. Os aromas se espalharam pelos cômodos, ao mesmo tempo que um sentimento de estar tirando um tempo para si, para relaxar e fazer coisas gostosas. O bolo que hoje apresento, já não fazia há algum tempo, por falta de gostos compatíveis... laranja aqui no Norte é um produto importado e não faz parte dos pratos tradicionais e nem das recordações infantis das pessoas, por isso, compro normalmente laranjas comuns e uso só para fazer sucos. Esta receita tem origem na intenet, mas não sei mais de onde tirei. Ela resulta num bolo esponjoso e leve, um pouco como pão-de-ló. Embebido no suco de laranja, ele se transforma numa massa macia, ao mesmo tempo molhadinha, mas há também que goste dele puro. Desta vez, no entanto, embebi o bolo no xarope que sobrou das cascas cristalizadas e ficou também muito bom!!! Para cristalizar, usei a receita do Daniel, que é muito boa e fica espetacular!


BOLO DE LARANJAS ORGÂNICAS SEM MANTEIGA
Massa:
2 xíc. de chá* de farinha de trigo
1 e 1/2 xíc. de chá de açúcar
3 ovos, separados
1 copo grande de suco de laranja**
2 e 1/2 col. de chá de fermento para bolos
casca ralada de laranja(opcional)
açúcar baunilhado(opcional)

Cobertura:
1/2 copo de suco de laranja ou à gosto***
açúcar cristal para polvilhar

* 200 ml
** usei 225 ml
***dependendo do tipo de forma que usar, poderá precisar de mais suco.

Instruções:
Pre-aqueça o forno a 170ºC. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve. Bata as três gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Coloque o açúcar baunilhado e a casca de laranja ralada. Junte um pouco de farinha(já misturada com o fermento,) e bata mais. Junte um pouco de suco e repita a operação até que os ingredientes acabem. Por fim, junte as claras de neve delicadamente, mexendo de cima para baixo. Leve ao forno, numa forma untada, por cerca de 35 minutos, ou até ficar dourado. Faça o teste do palito. Quando retirar o bolo do forno, faça furos na massa, molhe com suco de laranja e salpique o açúcar cristal. Deixe esfriar para apurar o sabor. Pode ser feito no dia anterior.



15 comentários:

  1. Esse bolo está muito fofo!! Muito lindo! bjos

    ResponderExcluir
  2. Passando para informar que este blog foi indexado no Deghust Blogs, um blog indexador para blogs gastronomicos.
    http://deghustblogs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu bolo, Domingas. Juro que não acreditei que um bolo sem manteiga ou óleo pudesse ficar tão fofinho, mas ficou muito muito gostoso.

    =)

    ResponderExcluir
  4. Este bolinho está com um aspecto DE-LI-CI-O-SO!

    ResponderExcluir
  5. Amanhã depois do almoço vou bater esse seu bolinho, pois a sua foto me deixou com água na boca!!!

    ResponderExcluir
  6. Deia,
    Estou sentindo o cheirinho dessa "belezura" daqui.......
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  7. Adoro bolo de laranja e o seu está com um aspecto muito bom, parece super fofinho!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. andreia primeiro agradeço a visita ao comidinhas do bem pq senão não iria descobrir suas maravilhas....menina quanta coisa boa que vc colocou neste blog...estava ausente mas agora já sei mais um lindo blog para visitar smepre!!!bjs

    ResponderExcluir
  9. Este bolinho está pedindo para ser feito.Ficou fofo, úmido parece que delicioso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Puxa, que apetitoso. adoro bolo de laranja. Há pouco tentei uma experiência com bolinhos de chuva de laranja, mas não deu nada certo e foi um tanto traumática. :)
    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Você tá que nem eu, às vezes me empolgo tanto com minhas compras, venho com quilos e quilos.
    Hahahahaha...
    Mas adorei a tua "Maratona da Laranja", um dia faço uma dessas^^
    Kisss pra ti!

    ResponderExcluir
  12. hahahah... entao ainda bem que compraste laranjas a mais. esse bolinho ficou tao fofo mesmo sem mateiga :-) receita anotada!!! beijocas

    ResponderExcluir
  13. Menina, obrigada pela receita. Acabei de fazer o bolo, fica simplesmente maravilhoso de tão fofinho!! Adorei! Parece bolo de massa pronta! Nem acreditei que foi eu quem fiz! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen!

      Obrigada pela sua visita e seu comentário! Fico feliz com o seu sucesso com esta receita, porque é assim que a gente pega o gosto em assar bolos. :) Aqui no blog você encontrará diversas receitas facílimas e práticas , é só procurar.

      Volte sempre!

      Bjs,

      Andréa

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin