quinta-feira, 13 de março de 2008

Testado e aprovado: Chouguettes




As Chouguettes são bolinhos crocantes por fora e aerados por dentro, que são muito fáceis de fazer! Eu as vi no blog
100% Açúcar e achei que combinaria com minhas visitas! Quem quiser ler o post da Fátima, com notas e a como ela fez a receita clique aqui. Para os brasileiros maluquinhos por açúcar, vou logo avisando: a receita não é muito doce, mas pode ser usada com o seu recheio predileto. A Fátima sugeriu Nutella, mas acho que também ficaria bom com doce de leite ou chocolate.

CHOUGUETTES
Rendimento: 40 unidades

Ingredientes:
110 gr. de manteiga
250 ml de água
1 pitada de sal
140 gr. de farinha de trigo
3 ovos
2 col. de chá de açúcar baunilhado(minha contribuição)
açúcar pérola para polvilhar

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 210°C. Cubra um tabuleiro com papel manteiga e reserve.

Leve uma panela ao fogo com a manteiga, a água e o açúcar. Quando a manteiga estiver totalmente derretida, tire a panela do fogo e despeje de uma só vez a farinha. Bata intensamente com a colher até formar uma massa homogênea. Espere esfriar um pouquinho e acrescente os ovos um a um e o açúcar baunilhado. Bata bastante a cada vez que juntar o ovo e no final resultará uma massa lisa e firme.Com o auxílio de uma colher de chá, coloque bolinhas da massa no tabuleiro, separando-as, pois irão crescer. Polvilhe as bolinhas com o açúcar pérola.

Assim que colocar o tabuleiro no forno, abaixe a temperatura para 180°C e coloque uma colher de pau na porta do forno, mantendo-a entreaberta. Isso fará com que a umidade se evapore e a massa fique melhor assada. Asse por cerca de 35 minutos*, ou até ficarem bem douradinhos por fora.

*Nota: Cuidado com o indicação do tempo! Cada forno assa diferentemente e eu tive problemas com o meu. O primeiro tabuleiro, assei com o forno pré-aquecido à 180° C (como a Fátima) e levou 1 hora para que as Chouguettes ficassem prontas! Já o segundo tabuleiro, assei como indicado na receita original(210° C e 180° C) e ainda assim levaram 45 minutos.

8 comentários:

  1. Que foto mais linda, parece de livro de culinária, amei!

    A vou aproveitar seu espaço pra dizer a Fátima que visito o blog dela mas nunca consegui comentar lá o que acho uma pena pois sóu fanzoca do cantinho dela.

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia,
    Já estava com saudades das suas receitas...
    Esta é diferente, bonita e com certeza gostosa!!!!

    beijos. Dri

    ResponderExcluir
  3. Olá! Hum..esta receita parece deliciosa :-)
    Bem, qto aos quindins, obrigada pelo "alerta" do nr de forminhas. Na verdade no blog q copiei a receita tinha 20 forminhas mas qdo fiz os meus deram apenas 12 forminhas do tamanho médio. Esqueci de escrever isso mas já corrigi lá no meu bloguito ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, essa receita é muito boa, seria massa choux?
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer hoje para o cafezinho. Adoro estas delícias.
    BJs!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas visitas e pelos comentários!

    *Eliana: fico contente por você ter apreciado a foto! Como você, leio sempre o blog da Fátima, mas também não consigo comentar lá!

    *Drica: bom que você gostou irmã!

    *Neuma: obrigada por tirar a minha dúvida! Só tenho as forminhas médias, por sorte! :-)

    * Fran: a Fátima falou que é uma massa Choux.

    * Márcia: que bom que gostou! Volte sempre!

    * Luciana: espero que as aprecie como eu! Não conseguia parar de comê-las!:-)

    ResponderExcluir
  7. amei..achei lindos..a foto tá incrivel..bjus

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin