Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Bolo Cremoso de Semolina



Adoro bolos cremosos! Até hoje eu só havia provado os que levavam farinha de trigo e os que eram feitos com fubá de milho. Quando vi a foto deste bolo aqui , não resisti em experimentá-lo!
Não me decepcionei! O bolo é uma delícia e o sabor de amêndoas dá um toque refinado. Achei muito interessante o modo como é feita a massa: primeiro prepara-se um mingau e só depois é que são acrescentados os ovos. Não é necessário o uso da batedeira, mas prepare o braço para bater o mingau, pois ele fica bem grosso! Eu alterei somente a quantidade de açúcar, porque quando provei, achei que ficaria mais gostoso se fosse mais docinho. Bom, cada um pode acrescentar o açúcar à gosto. Fiz somente a metade da receita, mas estou postando abaixo a receita completa.

BOLO CREMOSO DE SEMOLINA
Ingredientes:
1 litro de leite integral
130 gr. de semolina*
160 gr. de açúcar
100 gramas de amêndoas inteiras(sem casca)**
20 gr. de manteiga sem sal
casca ralada de 1 limão orgânico(usei menos)
extrato de amêndoas
4 ovos
1 pitada de sal(ignorar se usar manteiga com sal)
açúcar de confeiteiro para polvilhar

*Não havia nehuma especificação quanto ao tipo de semolina, por isso usei semolina "dura"(durum), porque só tinha esta em casa.
**Usei amêndoas já moídas sem casca

Instruções:
Moer bem fino, as amêndoas com o açúcar e reservar. Para quem vai usar as amêndoas já moídas como eu, juntar apenas os dois ingredientes e reservar.

Leve uma panela ao fogo com o leite, a casca de limão e uma pitada de sal e deixe ferver. Acrescente ao poucos a semolina, sempre mexendo, para não encaroçar. Sem parar de mexer, cozinhe o "migau" em fogo baixo por 8 minutos. Acrescente então a mistura das amêndoas com o açúcar e mexa por mais 1 minuto. Retire do fogo, acrescente a manteiga e o extrato de amêndoas e mexa bem. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando, para não criar uma película, ou usando o filme plástico(este colado à superfície do mingau).

Pré-aqueça o forno a 180 C. Quando o mingau estiver quase frio, bata os dois ovos(usei para isso um garfo) e, passando por uma peneira, junte-os ao mingau. Incorpore-os bem à massa, que se tornará brilhosa. Use um tabuleiro untado e leve o bolo ao forno por cerca de 50 minutos ou até ficar dourado.

Deixe-o esfriar, corte-o em quadrados ou em forma de diamantes. Sirva polvilhado de açúcar de confeiteiro. Polvilhe apenas os pedaços que forem servidos, ou a massa se tornará "aguada". O que restar, pode ser guardado na geladeira.

5 comentários:

  1. Este bolo tem de facto um aspecto delicioso.
    E a receita é bem original.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Hi Andrea, Thanks! I am happy you liked the recipe. You were right using "durum" labeled semolina, that is what is used in Italian recipes, as this recipe is. I love your blog, I added you to my blogroll!

    ResponderExcluir
  3. ola!!! adorei sua visita!!! ja guardei seu cantinho...gostei muito dele....
    vc mora na alemanha? quem sabe qq dia não combinamos de nos encontrar, não é? bjkas dani

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia,

    Mais uma vez vc me surpreendeu com um bolo tão diferente!!
    Esta receita já vai pra minha listinha q não posso deixar de fazer...
    Beijos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  5. Está tão bonito e diferente essa receita não?! Gostei muito!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin