domingo, 6 de janeiro de 2008

Testado e aprovado: Cramique



Feliz Dia de Reis! Olha eu aqui cumprindo uma das minhas resoluções de Ano Novo! Desde o ano passado ando colecionando receitas tiradas de vários blogs culinários amigos e também desconhecidos. :-) Faltava tempo para testá-las, mas esse ano estas receitas não me escapam! Eu vi receita do Cramique no evento do World Bread Day e foi postada pelo blog Il Cavaletto di Bruxelles. Segundo o blog, este pão é tradicional no café da manhã belga, um verdadeiro comfort food. Ele é muito fácil de preparar e também muito prático para fazer para o café da manhã, pois a massa descansa durante a noite na geladeira! Eu o preparei para o nosso brunch hoje, mas não contava que o meu marido quisesse provar. Ele detesta passas e para meu espanto, pediu um pedaço e até elogiou a receita! Isso foi inédito! Gostei muito da textura, muito parecida com a de um brioche. Uma receita para se repetir no futuro, sem dúvida!

CRAMIQUE

Rendimento: 1 pão de 25 cm

Ingredientes:

350 g. de farinha de trigo
130 ml de leite
100 g. de passas (sultanas)
70 g. de manteiga, derretida
60 g. de açúcar
1 ovo
15 g de açúcar baunilhado
10 g de fermento para pães fresco
ou 1 col. de chá cheia de fermento seco
1 pitada de sal

Para pincelar:
1 ovo batido
1 col. de sopa de leite

Intruções:
Coloque as passas de molho em água morna por 10 minutos. Enquanto isso, amorne o leite e dissolva o fermento para pão. Em outra vasilha, misture a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado e o sal e acrescente ao poucos ao leite. Bata tudo muito bem com o acessório para pães da batedeira (ou amasse com as mãos) por cerca de 5 minutos. Junte a manteiga derretida, misture bem. Agora junte o ovo. Quando a massa se formar, juntar as passas (escorridas) e continuar a amassar até formar uma massa firme e elástica. Aqui, se necessário, acrescentar um pouco mais de farinha de trigo.

Deixe a passa num recipiente coberto com filme plástico na geladeira durante a noite. Antes de assar, tirar da geladeira e deixar em temperatura ambiente por 1 hora. Colocar então numa forma para pão ou bolo inglês, forrada com papel manteiga e pincelar com a mistura do ovo e do leite. Pre-aquece o forno a 200 C e deixá-lo por cerca de 40 minutos até crescer bastante e ficar moreninho. Deixar esfriar completamente antes de partir.

Nota: Eu mudei as intruções um pouco, pois depois de 1 hora e meia fora da geladeira, achei que a massa ainda estava muito gelada. Por isso coloquei o pão no forno frio e acertei a temperatura para 180 C. Assei por cerca de 1 hora.
Acho que na próxima vez não vou deixar a massa geladeira, pois a temperatura ambiente aqui é fria o suficiente.

6 comentários:

  1. O que mais gosto de ler nos blogs culinários são as histórias interessantes e as receita testadas. Vejo tanta receita em sites e revistas que não funcionam, e nos blogs elas sempre estão explicadinhas e dão certo!
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  2. @andrea: obrigada... eu faco sempre uma confusao com mirtilo, amoras etc... os únicos que eu conheco sao realmente os morangos. já mudei de mirtilos para framboesa.. :-)
    esse cramique ficou muito bom e parece fofinho. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Já está pronta a lista que fazemos todo ano para que seja eleito os melhores blogs gastronomicos. Confira e vote no seu preferido! Em 2007 o grande vencedor foi o blog COMIDINHAS. Este ano pode ser o seu. O resultado sai em Dezembro de 2008. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. Que bonito ! parece um panetone molhadinho!
    bjo.

    ResponderExcluir
  5. Andrea isso está com cara de delicia fofa e agradavelmente aromática!

    Adorei.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. está com um aspecto nham nham.... que bem que me sabia um pouco agora para o lanche

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin