sábado, 12 de janeiro de 2008

Makronen Rápidos de Côco



Conheci os Makronen (Macaroons, em inglês) através de uma receita num livro especializado em biscoitos. Eles mais parecem cocadinhas macias, apesar de serem também encontrados feitos só com avelãs. Não sei exatamente a origem do biscoito, mas penso que ele seja muio antigo. Já na peça Casa de Bonecas , escrita por Ibsen no Séc. XIX, Nora compra Makronen em segredo. Esta versão da receita que apresento aqui, fiz por curiosidade, pois me pareceu mais fácil do que a do meu livro, que pede claras em neve... O resultado foi bom, ainda que eu prefira a receita tradicional, que prometo um dia publicar. Uma dificuldade para pessoas que moram no Brasil será provavelmente encontrar a base feita de óstia. Aqui ela é comumente usada para preservar a maciez de alguns biscoitos.

MAKRONES DE CÔCO

Ingredientes para em torno de 50 ou 60 biscoitos:
250 gr. de côco ralado seco
150 gr. de açúcar de confeiteiro
150 ml de creme de leite
1 col. de chá de suco de limão
3 ovos
baunilha
50 a 60 óstias com 5cm de diâmetro
Cobertura de chocolate (opcional)

Intruções:

Misture o creme de leite com o suco de limão e deixe descansar por 5 minutos. Depois, junte todos os ingredientes e deixe descansar por mais 10 minutos, para que o côco hidrate.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno à 140 C. Cubra um tabuleiro com papel manteiga e distribua as óstias. Com a ajuda de uma colher de chá, distribua um pouco da massa em ciam de cada óstia. Asse por 30 minutos e prepare para repetir a operação, até que os biscoitos estejam todos assados. Quem quiser pode mergulhar a parte de côco em chocolat. Espere então que a cobertura seque antes de servir. Eles podem ser guardados por mais de duas semanas em uma lata fechada. Bom apetite!


Nota:
O côco ralado que usei era um pouco mais grosso e por isso tive que colocar um pouco mais de creme de leite para dar consistência à massa.

5 comentários:

  1. OI Andrea

    Obrigada pela visita em meu blog !!!!

    Ah...se você puder memandar a receitinha do molho "de páprica" da carne...eu vou ficar muito feliz !!!!!

    um grande abraço

    Lili

    ResponderExcluir
  2. Oi deia,
    Esses "makronen" me lembrou de queijadinhas... hummmmmmm ;)
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro coco, acho que vou gostar destes makronen...
    Saindo com uma mão cheia deles ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. como vivo também na alemanha conheco kokosnussmakronen, mas por causa das Oblaten nao gosto muito. no natal passado fiz sem e também ficaram boas. :-) as tuas estao WUNDERSCHÖN!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estes tem a cara de uns que eu comprava la em Bruges...
    Mas Andrea: sera que nao da certo, tb, sem colocar sobre a base de ostia?...!
    Pq eu penso que vou tentar assim.
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin