domingo, 20 de janeiro de 2008

Boston Coffee Cake



Este pão-doce tem uma textura muito diferente, talvez pela quantidade de manteiga que leva, e por isso quase lembra um bolo. Há um certo mistério quando se trata do nome, mas sabe-se que quando se fala em Boston Coffee Cake, refere-se a uma versão do Cinnamon Rolls. Os rolinhos são assados numa forma redonda, que molda o pão, e ao serví-lo, parte-se como bolo. Essa receita ficou realmente deliciosa e fez um sucesso no brunch aqui em casa! A massa tem um leve sabor de especiarias e o recheio tem um gostinho de caramelo. Eu mudei um pouco a quantidade de manteiga e açúcar, mas estou postando a receita original para vocês com as minhas notinhas!

BOSTON COFFEE CAKE

Ingredientes para a massa:
25 gr. de fermento para pães, fresco ou o correspondente seco
100 gr. de manteiga, derretida
250 ml de leite
1/2 colher de chá de sal
100 gr. de manteiga
520 gr. (mais ou menos) de farinha de trigo
2 col. de chá de cardamomo em pó*

Recheio:
75 gr. de manteiga, derretida (usei só 25 gr.)
100 gr. de amêndoas moídas (usei picadas)
6 col. de sopa de avelãs picadas (usei moídas)
100 gr. de açúcar de confeiteiro(usei só 50 gr.)
açúcar baunilhado a gosto

Para finalizar:
1 ovo**
açúcar em bolinhas ou açúcar de confeiteiro

* Substituí por um pouquinho de canela em pó e umas pitadinhas de cravo em pó.
** Uma boa dica da minha tia para quem não gosta de pincelar pães(tortas, empadas, pastéis etc) com ovo, é substituí-lo por café bem forte. Eu faço o uso desta dica frequentemente com ótimos resultados, como vocês podem ver.


Instruções:
Amorne o leite e coloque-o numa tijela desfaça o fermento (se for em pó, deixe descansar 5 minutos). Junte o sal, o açúcar, o cardamo e a manteiga derretida. Sove bem, até formar uma massa lisa e que não agarre na tijela ou nas mãos, mas que seja bem macia. Adicione mais farinha, se for necessário. Cubra a tijela com um pano e deixe num lugar sem vento, até dobrar de volume, mais ou menos entre 45 minutos a 1 hora.

Abra a massa bem fina, num retângulo de mais o menos 40 cm x 45 cm. Misture os ingredientes secos do recheio e reserve. Distribua a manteiga derredida, com um pincel, por toda a massa e polvilhe com a mistura seca para o recheio. Faça um rolo, dobrando a parte mais longa e corte-o em rolinhos de 4 cm. Distribua os rolinhos em uma forma redonda de mais ou menos 22cm, untada com manteiga. Cubra a forma com um pano e deixe a massa descansar até dobra.

Pré-aqueça o forno a 180C. Pincele a massa com a mistura do ovo e polvilhe com o açúcar em bolinhas (se não tiver, deixe para polvilhar com o açúcar de confeiteiro, quando o pão estiver pronto). Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Sirva morno.

7 comentários:

  1. É a primeira vez que aqui venho e sou logo surpreendida por este esplêndido bolo!
    Que maravilha!!

    ResponderExcluir
  2. Que fantástico !!!
    Eu amo pão doce e este parece delicioso...
    Beijocas ;)

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, eu costumo fazer muitas vezes os rolinhos de canela.
    Tenho de experimentar esta versão.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Humm com um cházinho, tudo, tudo de bom! Delícia!

    ResponderExcluir
  5. Gosto do formato deste pão: cada um retira um pedaço sem desmanchar...
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos pelos comentários legais!

    Nina: Pois é, meu marido prefere também tirar os "rolinhos", mas eu parti como bolo, porque li que assim se faz no caso do Boston Coffee Cake. Mas claro, temos todos a liberdade de serví-lo como quisermos. ;-)

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Bem, o meu computador está super lento, não consigo ver a foto do bolo (mas copiei a receita) nem comentar, vamos ver se é desta.
    Já adicionei na receita que são cogumelos secos.
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin