domingo, 27 de janeiro de 2008

Bolos de Arroz em nova roupagem.



Há alguns anos atrás, comi pela primeira vez um Bolo de Arroz num café aqui na cidade. Fiquei um pouco surpresa por nunca ter ouvido falar neles! Realmente, o bolo era quase comum, mas a massa era bem aerada e a apresentação era caprichadíssima: os bolinhos eram altos, em forma de tubo, envolvidos na base, por papel manteiga como emblema do café. Desde então, procurava uma receita confiável para fazer, mas encontrei pouquíssimas receitas e até li em certos sites, que os bolos não continham arroz, ou farinha de arroz, o que eu não conseguia acreditar... Semanas atrás achei esta receita no blog O Fogão do Kuka e resolvi tentar. Fiquei num dilema, pois sabia que não conseguiria encontrar as forminhas próprias, e até pensei em confeccioná-las, costurando`a máquina, o papel manteiga. Por fim, achei melhor não tentar nenhum experimento e pensei que ficariam bonitinhos também nas formas de mini-bolos que tenho aqui. Quanto à receita, achei que ficou muito boa, exceto pelo gosto um tanto acentuado de limão. Na próxima vez, trocarei as cascas de limão por açúcar baunilhado. A receita abaixo corresponde à dois-terços da receita original e foi a quantidade perfeita para seis forminhas de mini-bolos.

BOLOS DE ARROZ
Rendimento: 6 mini-bolos

Ingredientes:
200 gr. de açúcar
100 gr. de manteiga, amolecida
1 pacotinho (15 gr.) de fermento em pó para bolos
4 ovos + leite o suficiente para completar a medida de 325 ml
200 gr. de farinha de trigo
100 gr. de farinha de arroz
cascas de limão à gosto *

*Acho que a casca do limão deu um gosto muito acentuado, lembrando um bolo de limão. Penso que seja melhor trocar por açúcar baunilhado.

Instruções:
Pre-aqueça o forno a 180° C. Bata a manteiga bem e acrescente o açúcar aos poucos. Continue a bater até formar uma massa esbranquiçada. Num copo medidor, coloque os quatro ovos e depois o leite, até que atinga a medida de 325 ml. Misture-os com um garfo. Reserve.

Numa vasilha, acrescente os outros ingredientes secos e adicione à mistura da manteiga aos poucos, alternando com a adição da mistura do leite. Bata bem, até que forme uma massa homogênea.

Coloque em forminhas untadas ou, se possível nas forminhas próprias para este bolo, e asse por cerca de 25 a 30 minutos ou até ficarem douradinhos. Sirva em temperatura ambiente.

4 comentários:

  1. Hummmmmm...Este bolinho de arroz está dando água na boca...
    Parabéns pela sua paciência em procurar esta receita e publicá-la. Valeu a pena !!!!
    Beijinhos. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos demais, acho que mais bonitos do que os do café, parabéns.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Amei sua receita e a foto está linda!!!! Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Andrea, seus bolinhos estão simplesmente lindos! Não conhecia esta receita, e gostei muito. Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin