sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Massa para Rocambole e um Feliz Ano Novo!!!




Desde já gostaria de desejar a todos os leitores deste blog e, especialmente aos que me deixaram aqui votos natalinos, um Feliz Ano Novo!!!! Vocês todos são muito queridos!

Antes que o ano termine, deixo aqui uma receitinha muito simples, mas que me agradou muito. Eu, não por acaso, não sou fã de fazer rocambole. Talvez eu tenha tido má sorte com algumas receitas que fiz no passado, mas o fato é que as massas sempre ficavam com muito gosto de ovo. Eram também quebradiças e, mesmo quando eu conseguia enrolar direitinho, as fatias não ficavam com boa aparência. Bem, agora já posso dizer que achei esta receita básica muito boa e vou usá-la sempre daqui por diante, por isso pensei em dividí-la com vocês! Sei que provavelmente existem aí muitos leitores experts em rocambole, mas há também outros como eu, que ainda estão em busca do rocambole perfeito! ;-)

Mais uma vez, um Feliz Ano Novo e muita paz e saúde a todos!!!


MASSA BÁSICA PARA ROCAMBOLE
Rendimento: 12 fatias
Ingredientes:
4 ovos grandes
4 col. de sopa de água
160 gr. de açúcar
160 gr. de farinha de trigo*
1/4(um quarto) de col. de chá, rasa, de fermento para bolos
baunilha (opcional)**
Recheio de sua preferência

* usei 120 gr de farinha e 40 gr de amido de milho
** eu pus meio pacotinho de açúcar baunilha

Intruções:
Pré-aqueça o forno à 200°C. Forre um tabuleiro grande com papel manteiga.

Separe as claras das gemas. Batas as claras com a água, até ficarem firmes. Lentamente, junte o açúcar e bata até que forme uma massa bem brilhosa. Diminua a velocidade da batedeira e agora acrescente as gemas. Mexa, brevemente só para homogenizar.

Numa outra vasilha, peneire a farinha com o fermento e acrescente a baunilha, se for o caso. Misture tudo muito bem e acrescente à massa de ovos misturando muito delicadamente com um espátula, com movimentos de baixo para cima.

Despeje a massa no tabuleiro de maneira uniforme (consegui um retângulo de massa, de mais ou menos 30 cm X 45 cm). Leve-a imediatamente ao forno quente por cerca de 10 minutos. A massa estará pronta quando estiver ainda fofa como um algodão, mas douradinha. Vire o bolo imediatamente, sobre um pano de prato limpo ou algo que o substitua. Há diversas dicas como por exemplo, usar o pano úmido, ou usar o pano coberto com açúcar, para que a massa não quebre ao ser enrolada. Recheie imediatamente à gosto e enrole com a ajuda do pano e quando o rocambole estiver formado, enrolar o pano completamente em torno dele, para manter a forma, e deixar esfriar antes de partí-lo em fatias. Polvilhar com açúcar de confeiteiro ou usar a sua cobertura favorita.



Nota: Eu esqueci-me de umedecer o pano e virei a massa no pano seco mesmo. Depois, retirei o papel de cima cuidadosamente e deixei esfriar um pouquinho. Enquanto isso, derreti um pouco de goiabada cascão(aqui é algo exótico :-D) com um pouquinho de água e passei uma camada fina por toda a superfície da massa. Havia creme chantilly em casa, e por isso usei uma camada expessa por cima da goiabada, para deixar o recheio mais úmido. Enrolei com cuidado (apareceram umas umas rachadurazinhas) e depois enrolei tudo no pano e deixei na geladeira por 40 minutos antes de servir com bastante açúcar de confeiteiro por cima (para boa aparência, vale a pena cortar as extremidades do bolo). O resultado ficou bom, pois o chantily derreteu um pouco e incorporou a goiabada.

4 comentários:

  1. Deia,
    Rocambole é sempre bom !!! Adorei.
    Um FELIZ 2008 pra vc tb !!! Paz, felicidade, saúde e ótimas receitas...
    Parabéns pelo sucesso do seu BLOG.
    Dri, Mamy & Pingüim.

    ResponderExcluir
  2. Parece muito boa. :-)

    Feliz Ano Novo! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Votos de um excelente 2008, cheio de alegrias.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma receita fantástica.

    Bom ano amiga!

    Beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin