domingo, 25 de novembro de 2007

Pudim de Pão Sabor Baunilha




Improvisei esta receita hoje, pelo fato de ter no momento muitos pães amanhecidos em casa. Planejava fazer algo tão diferente... mas não tive coragem de jogá-los fora. Um problema sério, seria adaptar as receitas tradicionais, já que o meu marido não gosta de calda de caramelo e muito menos de passas! Ele não sabe o que está perdendo... ;) Bem, decidi fazer o pudim acentuando o sabor de baunilha, acompanhado com molho de baunilha. Acertei o alvo! Eu já publiquei a receita do molho de baunilha antes, dentro da receita para o pão-doce Bobbel. Os pudins de pão são servidos tradicionalmente mornos, mas eu gosto muito de comê-los gelados!

PUDIM DE PÃO SABOR BAUNILHA
Serve 4 pessoas

Ingredientes:
200 gramas de pães endurecidos com casca, em cubos
300 ml de leite
150 ml de creme de leite (natas)
1/2 fava de baunilha ou essência de baunilha à gosto
2 ovos grandes ou 3 ovos médios
160 gramas de açúcar
1/2 colher de café de sal
30 gramas de gotas de chocolate (opcional)

Instruções:
Corte a baunilha ao meio, raspe a parte de dentro e junte ao leite, assim como a fava. Leve para ferver. Tire do forno, retire a fava do leite e deixe esfriar (para os que usarem a essência de baunilha, pule essa etapa). Misture no leite já frio, o creme de leite. Reserve. Em outra vasilha, misturar o açúcar, os ovos e o sal. Juntar a mistura ao leite. Arrumar os cubos de pão em uma forma refratária/ou tabuleiro raso e despejar a mistura por cima. Deixar descansar por 1 hora, mexendo de vez em quando para colocar os pedaços mais secos em contato como molho.

Pre-aquecer o forno à 170° C. Asse o pudim por cerca de 50 minutos ou até dourar. Enquanto isso, prepare o molho de baunilha. Quando o pudim estiver pronto, esfriar por cerca de 10 minutos antes de servir. Sirva morno, frio ou gelado, com molho de baunilha ou outro de sua preferência.

6 comentários:

  1. Adorei!!!nunca sei o que fazer com pão amanhecido...torrada ou lixo. Agora tenho um destino bem melhor... :) Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Que óptima ideia! E deve ser delicioso, sobretudo para quem adora baunilha come eu.

    Obrigada pela visita à minha 'cozinha' e pelo simpático comentário.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que óptima sugestão para tornar o pudim de pão numa sobremesa cheia de requinte!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Que ótima dica, essa é uma receita que além de aproveitar o pão ainda dá a ele uma roupagem muito chique em?! :)

    ResponderExcluir
  5. Que delicia de receita. Eu até gosto de caramelo , mas pudim de pao é sempre a mesma coisa, por isso adorei a sua improvisação.Anotadissima a sua sugestao.
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin