sábado, 10 de novembro de 2007

Bolo de Maçãs Caramelizadas




Na semana passada recebi de presente umas maçãs Boskop. São maçãs feiosas e amarronzadas, mas muito apreciadas por aqui, para se fazer bolos e tortas, pois são firmes, azedinhas e não fazem água quando assadas. Eu gosto muito de tudo o que leva maçãs e vou publicar muitas outras receitas aqui, pois tenho várias colecionadas durante anos. Hoje apresento uma receita da minha autoria, pois depois de muitas tentativas e adaptações aqui e ali, além de uma mistura de técnicas, acho que posso chamar de minha! ;-) Consegui um bolo de aparência caseira, lembrando as antigas receitas dos tempos das nossas avós. Um bom acompanhamento para um chá.

BOLO DE MAÇÃS CARAMELIZADAS

Ingredientes para uma forma redonda de 22 cm:
140 gr. de manteiga amolecida
200 gr. de açúcar não refinado
2 ovos
260 gr. de farinha de trigo
4 col. de chá rasas de fermento para bolos
1 pacotinho (8 gr.) de açúcar sabor baunilha (ou 1 col. de chá de baunilha)
1 pitada de sal
120 ml de água
4 a 5 maçãs grandes ( melhor ácidas)
200 gr. de açúcar de confeiteiro
50 gr. de manteiga
para servir: chantilly ou sorvete de baunilha(se servir morno)

Instruções:

Pré-aqueça o forno à 180 C. Descasque as maçãs , tire o miolo e corte 4 maçãs em fatias finas e a outra pique em cubinhos(para juntar à massa).

Junte numa vasilha a farinha, o fermento e o sal. Numa outra vasilha, bata a manteiga e o açúcar até incorporar um pouco e depois junte os ovos um a um. Junte a baunilha. Bata muito bem até formar um creme. Adicione 1/3 da mistura da farinha e bata. Agora junte metade da água e repita a operação, juntando por último o restante da farinha. Quando a massa estiver bem homogênea e encorpada, colocar as maçãs em pedacinhos.

Use uma forma redonda de 22 cm, que seja fechada embaixo (as formas de torta não servem, pois o caramelo escorre). Coloque o açúcar de confeiteiro na forma e leve ao forno para caramelizar. Deverá estar pronto em torno de oito minutos, mas fique de olho, pois facilmente queima. Quando o caramelo se formar, junte a manteiga e mexa bem. Coloque as maçãs fatiadas em camadas circulares, fechando bem os espaços. Espalhe agora a massa cuidadosamente por cima e leve ao forno até dourar, mais ou menos por 35 minutos. Ao tirá-lo do forno, vire imediatamente num prato. Sirva morno ou frio.

4 comentários:

  1. Olá, Andrea!
    Obrigada, pela visita lá no blog.
    Que bom que gostou da receita e quanto ao fermento, cada tablete aqui tem mesmo 15 gramas.Vou colocar na receita. Gostei muito desse bolo de maçãs, esta parecendo delicioso.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. esse bolo deve ficar uma delícia, eu adoro bolos que levem maçã.

    ResponderExcluir
  3. UAU !!! bolo de maçã é uma tentação!!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. amo bolo de maçã..êsse tá lindo..e..dve etr ficado tudo de bom..parabens pela receita..

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin