sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Bolo de Côco Toscano



Este bolo é muito curioso pelo fato de ter como ingrediente o fermento para pão sendo usado como um fermento normal. O resultado me faz lembrar a nossa tradicional queijadinha, ou bombocado, com a massa compacta e molhadinha! Não rende muito, mas em compensação, pequenas fatias já satisfazem bastante. Acho que ficaria também legal, feito num tabuleirinho e cortado em quadradinhos, para as festas juninas. Fez um grande sucesso entre os amigos alemães e olha, que aqui há tantos bolos deliciosos, o que faz com que as pessoas sejam um pouco exigentes neste quesito.

BOLO DE CÔCO TOSCANO*

Ingredientes:
200 gr. de côco ralado seco
200 gr. de açúcar
100 gr. farinha de trigo
120 gr. manteiga em temperatura ambiente
4 ovos, gema e clara separadas
125 ml de leite
1 pacotinho de fermento seco para pães(ou 25 gr. de fermento fresco)
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Instruções:
Pre-aqueça o forno a 170°C graus. Unte uma forma ou tabuleiro pequeno (usei a forma de 22 cm).

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas, até formar um creme homogêneo e esbranquiçado.
Adicione o côco ralado e o leite, aos poucos, alternando os ingredientes. Por fim, misture o fermento seco à farinha e junte à massa. Bata as claras em neve e misture delicadamente até incorporar.

Asse por cerca de 40 minutos, ou até ficar dourado. Faça o teste do palito e quando sair com farelos, já está prontro. Não asse demais para não ficar ressecado. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e vire imediatamente num prato, antes que esfrie por completo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e está pronto para ser servido.

*Para melhor informação:
Toscano = da Região Toscana, na Itália

5 comentários:

  1. Oie...só me resta uma coisa...FAZER este Bolo e COMER !!! :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. realmente é bastante interessante esta receita. mais uma para anotar no meu caderno de receitas favoritas.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser o delirio... Adoro côco, e queijada de côco então...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE,
    GOSTEI MUITO DE SEU BLOG E TOMEI A LIBERDADE DE COLOCAR UM LINK PRA ELE NO MEU. OK?

    MEU BLOG AINDA É UM BABY, MAS SE QUISER VISITÁ-LO O ENDEREÇO É:
    http://cantinhodatilylon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Andreia, eu gosto muito do sabor dos bolos feitos com fermento de padeiro, ou deverei dizer que gosto muito de pães doces.
    De uma maneira ou de outra esta receita vai para a minha longa lista de coisas boas a provar.

    Beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin