segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Bobbel, pão-doce alemão



Queria compartilhar com vocês esta semana, esta receita fantástica de pão-doce, originária deste cantinho do mundo! Este pão-doce chama-se "Bobbel"(não há tradução e creio que seja uma gíria local da Região Sul) e o interessante é que ele é formado por bolinhas da massa, que são assadas numa forma (com buraco no meio). Depois de pronto e desenformado, ele parece um bolo, mas este não precisa ser partido, bastando apenas "descolar" as bolinhas, que saem facilmente! Tradicionalmente é servido morno, puro ou com molho de baunilha. Sirva fresco, pois no outro dia já perde o sabor. Abaixo, acrescentarei uma receita de molho de baunilha, para quem quiser provar. Uma ótima idéia seria rechear cada bolinha com Nutella, pedacinhos de frutas, etc. Nós comemos puro e garanto que a massa derrete na boca! Hummm!

BOBBEL
Tempo de descanso: 2 horas (ver truque para encurtar o tempo, abaixo)**

Ingredientes:
500 gr. de farinha de trigo
80 gr. de açúcar
1 pitada de sal
1 pacotinho de fermento seco para pães (ou 25 gr. de fermento fresco)
100 gr. de margarina
1 ovo
250 ml de leite morno
para empanar:
cerca de 30 gr. de coco ralado seco
cerca de 30 gr. de amêndoas moídas (usei avelãs)
cerca de 50 gr. de manteiga derretida
açúcar à gosto (usei duas colheres de sopa bem cheias)
canela à gosto(opcional)*

* neste caso usei um pacotinho açúcar- baunilha

** Para os apressadinhos: quando quero encurtar o tempo de descanso, deixo a massa dentro do forno desligado. No fundo do forno coloco uma travassa rasa e grande, com 2 cm de água quente e fecho a porta. Ao invés de 1 hora, deixo só 45 minutos, na primeira vez. Renovo a água quente no segundo tempo de descanso e deixo apenas 30 minutos. Retiro do forno na hora de pre-aquecê-lo.

Instruções:
Numa tijela, juntar o leite morno, açúcar, sal e fermento. Reservar. Enquanto isso, derreta a margarina e deixe esfriar um pouco. Já com a batedeira equipada com acessório para pães, juntar à mistura do leite e fermento(este já deve estar fazendo bolhas), o ovo e a farinha de trigo. Por último, acrescentar a margarina derretida, formando uma massa sedosa e homogênea. Deixar descansar por 1 hora, em lugar livre de ventos (neste caso, deixo a vasilha sempre dentro do forno desligado, coberta com uma tampa).

Pre-aqueça o forno á 170°C. Misture todos os ingredientes secos para empanar. Derreta a manteiga e espere esfriar. Depois do descanso, dividir a massa em doze bolinhas, passar cada uma pela manteiga derretida e depois pela mistura dos ingredientes secos. Colocá-las na forma, arranjando-as em camadas, intercalando umas por cima das outras. Descansar por uma hora.

Levar ao forno por cerca de 35 minutos, ou até que esteja com aparência dourada. Esperar esfriar para desenformar e servir imediatamente.

Fonte: Chefkoch.de

MOLHO DE BAUNILHA
Ingredientes:
400 ml leite
3 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 fava de baunilha

Instruções:
Reservar uma xícara de leite e misturá-lo com o açúcar e as gemas. Numa panela, despejar o restante do leite, cortar a fava de baunilha, raspar o interior, misturar ao leite e juntar também a casca da fava. Quando começar a ferver, retirar a casca da fava e juntar a mistura reservada de gemas ao leite e mecher sempre, até formar um creme. Deixe esfriar, cobrindo a superfície com um filme plástico, para não criar película. Servir o molho morno ou frio, de acordo com a receita a ser acompanhada. Pode ser guardado na geladeira até o dia seguinte.

Fonte: Livro " Meine neuen Rezepte" do Alfred Biolek

3 comentários:

  1. Tá parecendo um pão doce gigante!! Que maravilha... Mais um doce pra minha listinha...
    ♥♥ Beijos ♥♥

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, isto é muita tentação. Será que haverá tempo pra gente testar tantas coisas boas que aparecem por aqui? bjs, n

    ResponderExcluir
  3. Eu amo pão doce...e esse deve ser delicioso...
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin