domingo, 28 de outubro de 2007

Muffins Versáteis


Já nem me lembro mais onde encontrei esta receita, que com o tempo se tornou uma das minhas prediletas, na hora de usar restos de ingredientes, ou quando tenho que fazer algo rápido e delicioso. Também quando tenho um desejo de comer um bolo com um ingrediente em especial, procuro esta receita, pois sempre obtenho ótimos resultados! Hoje, por exemplo, talvez influenciada pela comemoração do Halloween, deu vontade de comer um bolo com abóboras e especiarias. Tinha um pouquinho ainda no congelador(usei cerca de 200 gr.), por que não usar? Também tinha em casa côco ralado e avelãs... hum, a combinação parace boa, pensei. Acima está o resultado da minha última criação. Agora é a sua vez...


MUFFINS VERSÁTEIS
Rendimento: 12 muffins

Ingredientes versáteis:

. 2 xícaras (de 200ml) de farinha de trigo
Podem ser substituídas em parte, por outras farinhas, por nozes raladas de todo o tipo, côco ralado, chocolate em pó, queijo ralado, etc.

. 1 ovo
Dependendo da sua idéia, pode-se substituir por uma banana amassada ou abacate amassado.

. 1 xícara de leite
Tente iogurte ou suco de frutas. Se fizer salgado, caldo de carne, legumes ou peixe.

. 1/4(um quarto) de xícara de óleo vegetal neutro
Use também manteiga, margarina derretida, óleos condimentados, óleos especiais ou azeite. Para quem quiser fazer sem gordura, pode substituir o óleo, pela mesma quantidade de puré cozido de maçã.

. 3/4 (três quartos) de xícara de açúcar
Aqui, as óbvias substituições. No caso de adoçantes, mel ou melado, prove sempre para que fique doce à gosto. Se fizer salgado, não preciso dizer que tem omitir o aqui o açúcar.

. 1/2(meia) col. de chá de sal
Se fizer os muffins salgados, corrigir a quantidade

. 3 col. de chá de fermento em pó para bolo
Existem alguns substitutos, mas nunca tentei.

. Frutas em pedacinhos, raladas ou cozidas como puré; Legumes ralados ou cozidos como puré; Chocolate derretido.
Nesta massa é importante ter componentes que a umedecem, portanto use a imaginação. Se usar purés, diminua a quantidade do leite ou líquido usado.

. Opcionais: frutas secas, especiarias, coberturas, condimentos, queijos, etc.


Instruções:
Numa vasilha grande, misture todos os ingredientes secos. Em outra vasilha, junte todos os ingredientes líquidos. Separe as frutas ou puré para acrescentar no final. Agora junte de uma só vez os ingredientes líquidos aos secos e mexa levemente com um garfo. Não misture muito! Acrescente as frutas ou purés. Mexa o mínimo possível, só para que a massa esteja totalmente úmida. Ela fica encaroçada mesmo. Coloque em formas para muffins, untadas com margarina, ou em forminhas de papel, dentro da forma de muffins. Asse a 170° C por cerca de 25 minutos ou até ficarem douradinhos em cima. Faça o teste do palito, mas não asse demais, ou ficarão secos. Bom apetite!

Obs.: A massa deverá ficar um pouco encorpada. Se ela estiver mais líquida(devido a certos ingredientes usados), acrescentar um pouco mais de farinha.

5 comentários:

  1. Andreia que bela receita, assim dá para dar largas à imaginação ou então não ficar dependente do que não se têm na despensa.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. tb gostei muito da versatilidade dos muffins!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Drica de novo! mil beijos do alemanha.

    ResponderExcluir
  4. aqui está uma receita que se pode transformar no que a nossa imaginação quiser. amei!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin