sábado, 6 de outubro de 2007

Mini-Berliner



O Berliner(berlinense) é um pão doce ou sonho, que é vendido em todas as padarias alemãs. O engraçado é que devido ao nome completo desse delícia, Berliner Pfannkuchen(panquecas berlinenses), há muita confusão em torno deste pão, pois em toda a Alemanha o pãozinho é conhecido por Berliner, exceto em Berlim! Lá é comumente chamado de Pfannkuchen! :D Encontrei esta receita há tempos, no site do Chefkoch, onde há muita troca de opiniões e, como recebeu muitos elogios, resolvi tentar fazer. Como todo pão, o preparo é demorado, pois a massa precisa descansar, mas vale a pena! O melhor é ter convidados para distribuir esta tentacão, que é uma verdadeira bomba calórica. :D E, por causa disso mesmo, não uso nunca o tradicional recheio de geléia de morango, pois fica ainda mais pesado.

MINI-BERLINER
Rendimento: 22 mini-berliners
Tempo de descanso: total de 85 minutos

Ingredientes:
500 gr. farinha de trigo
2 ovos
50 gr. manteiga derretida
3 col. de chá de açúcar
1 col. de chá de sal
20 gr. de fermento para pães ou o equivalente em fermento seco*
um pouco de leite
óleo para fritar
geléia de morango para rechear(opcional)

cobertura:
açúcar de confeiteiro
leite
gotas de baunilha

*o pacotinho aqui na Alemanha equivale a 25 gramas de fermento fresco, então uso tudo.

Instruções:
Derreter a manteiga e esfriar ligeiramente. Reservar. Numa caneca de medidas, bater os ovos com uma colher de arame, ou garfo, até se tornar esbranquiçado e homogêneo. Encher então a caneca de medidas com o leite, até a medida de 250 ml. Juntar à manteiga e esquentar ate ficar morninho(eu uso o microondas para isso). Despeje a mistura de ovos numa tijela, acrescente o açúcar, o sal e dissolva o fermento. Espere cerca de 5 minutos. Junte agora a farinha de trigo e amasse. Se for usar a batedeira, use o acessório para pães. Sove até formar uma massa lisa. Descanse por 20 minutos. Depois disso, sove mais e descanse por mais 20 minutos.

Divida a massa em bolinhas de 35 gramas(equivalente à uma bolinha de pingue-pongue) e deixe descansar numa bandeja por cerca de 45 minutos. Coloque uma panela com bastante óleo, ou se tiver a fritadeira, de acordo com as instuções de uso. Eu uso uma panela bem pequena e alta (chamada caldeirãozinho, no Brasil), para não usar desnecessariamente muito óleo.

Importante: esquente o óleo em fogo médio (na fritadeira, 170°C). Antes de colocar as bolinhas para fritar ACHATAR, formando um disco. Durante a fritura, fechar a panela com a tampa, para a massa crescer.

Frite de um lado, até ficarem douradinhos e depois vire. Coloque numa bandeja forrada com papel absorvente e espere esfriar um pouco para mergulhar na cobertura. Cobertura: misture um pouquinho de leite e bastante açúcar, para formar uma cobertura com consistência grossa. Use baunilha a gosto.

Quem preferir rechear, use um saco de confeitar, com a ponta fina própria para rechear e fure o pãozinho, recheando, mas só depois de frito.




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É um sonho mesmo!! Adorei!! Mas com certeza vou recheá-lo!! :D

    ResponderExcluir
  3. Andrea que delicia. Já tomei nota para fazer, vai ser uma longa espera essa do 85 minutos mas vai valer a pena, não é?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. No Brasil, existe um doce como este, mas é recheado com creme pâtissière.
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  5. Ia jurar que Berliner eram as Bolas de Berlim portuguesasç...não tem nada de pão e só é doce porque no final se envolvem em açúcar. Também nunca tinha visto Bolas de Berlim ou Berliner nessa espécie de glacé

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin