sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tiropitakia - Pastel Grego


Olha o pastééél! Hoje quero dividir com vocês a receita do Tiropitakia, uma espécie de pastél de forno típico grego, feito com queijo Feta. Uma opção diferente para servir numa reunião de amigos, ou até mesmo para o lanche. A receita é mais leve do que se pensa, e também muito fácil e rápida de preparar. Quem tiver dificuldades para encontrar o queijo Feta (queijo fresco, feito originalmente com leite de ovelhas e curtido na água salgada), pode substituir por um queijo tipo Minas mais durinho e salgado. Sabe? Aquele que se esfarela para partir.

TIROPITAKIA
Rendimento: 12 unidades

Ingredientes:
375 gramas de farinha de trigo
15 gramas de fermento para pães(ou o equivalente seco)
180 ml de leite
90 ml de óleo (usei óleo de oliva extra-virgem)
1 colher de café de sal

recheio:
250 gr. de queijo Feta
2 ovos pequenos (ou 1 ovo grande)
1 colher de sopa de leite
pimenta à gosto

Obs.: O recheio não leva sal, pois o queijo Feta já é muito salgado. Quem substituir o queijo, deverá provar o sal no recheio.

Instruções:
Numa vasilha, coloque o leite morno e desfaça o fermento. Espere por uns cinco minutos para ver se o fermento começa a borbulhar, sinal de que não está estragado. Junte os outros ingredientes e sove, ou misture com a batedeira com gancho para pães, até formar uma massa homogênea. Divida a massa em 12 bolinhas (do tamanho de uma bolinha de tênis de mesa) e deixe descansar por 10 minutos. Para quem não sabe, esse processo é importante para que a massa descanse, ficando assim fácil de abrir. Enquanto isso, prepare o recheio: amasse o queijo com o leite, misture um ovo e uma clara(reserve a outra gema para pincelar). Misture bem para homogenizar.

Abra cada bolinha de massa como um quadrado, ou da forma desejada, coloque uma colher de sopa do receio e feche, levantando os lados para cima e apertando com o dedo. Coloque os pastéis num tabuleiro untado ou use uma folha de papel-manteiga, para cobrir o tabuleiro. Pincele-os com uma gema misturada com uma colher de sopa de leite. Deixe-os descansar por 30 minutos.

Pre-aqueça o forno à 180° C e asse por 30 minutos, ou até ficarem dourados.


4 comentários:

  1. Que massa fantástica!
    Parabéns pela delicada receita!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Andreia, adorei o recheio destes pastéis. Vou experimentar sem duvida.
    Beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin