domingo, 23 de setembro de 2007

Tarte de Pêras com Creme


Este fim-de-semana queria fazer uma tarte, mas não tinha nenhuma receita planejada. Comprei umas frutas, tinha o básico já em estoque, mas o que fazer? Meu marido não gosta muito de sobremesas, mas gosta de pêras e por isso tinha muitas pêras em casa. Encontrei então esta receita para uma tarte com a vantagem que a massa é facílima, não leva ovos e nem precisa pre-assar! Muito prática e rápida! Usei a receita original, apenas substituindo o creme de leite fresco (30% de gordura) pelo iogurte(3,5 % de gordura), para ficar mais leve e adicionei o chocolate amargo ralado, para dar um toque final. Ficou deliciosa e leve com o iogurte, e a massa crocante.

TARTE DE PÊRAS COM CREME

Ingredientes:
massa:
200 gr. farinha de trigo
125 gr. manteiga gelada
1 col. de sopa de açúcar
1 pitada de sal

recheio:
200 ml de creme de leite fresco (usei iogurte)
100 ml de creme de leite
120 gr. de açúcar
2 ovos
1 pacotinho de açúcar-baunilha
2 col. de sopa de pó para pudim de baunilha*
3 pêras
chocolate ralado a gosto (opcional)

*penso que talvez daria um toque mais sofisticado, substituindo o pó para pudim por maizena e adicionando meia fava de baunilha... vou tentar isso na próxima vez.

Intruções:
Misture os ingredientes para a massa e, se necessário, adicione um pouquinho de água fria para homogenizar. Abra a massa e cubra uma forma de 22cm de diâmetro, deixando mais ou menos 3 cm de massa nos à volta. Reserve na geladeira.

Enquanto isso, pre-aqueça o forno a 180°C. Descasque as peras e corte em quatro, tire os caroços e corte fatias de 2 cm. Arrume as fatias na forma e reserve. Misture todos os ingredientes para o creme e derrame por cima da pêras. Rale um pouco de chocolate por cima de forma uniforme e leve a tarte ao forno por cerca de 40 minutos, ou até ficar douradinha. Servir em temperatura ambiente ou gelada.

7 comentários:

  1. Gostei da ideia de usa riogurte no recheio (diminui as calorias e dá um toque ácido).
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  2. Que tarte linda, e que ingredientes fantásticos. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. K tarte linda,nunca fiz uma receita com pêras deve ficar deliciosa!!
    Bjitos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas visitas e pelos elogios!

    Respondendo à Nina: o engraçado é que o sabor do creme não ficou ácido. Aliás, nem dá para perceber que iogurte foi usado, mas nota-se que o creme é mais leve do de costume.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Noooooossa!!E tão difícil ver receitas com Pêras, e essa com certeza é muito saborosa! Parabéns.
    beijos.
    Dri

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin