domingo, 19 de agosto de 2007

Receita Básica para Massas



Outro dia, ao visitar o blog Tachos de Ensaio, vi uma foto linda de um prato de talharim feito pela Marizé, com sua nova máquina de fazer massas (macarrão). Eu fiquei inspirada e resolvi que num futuro próximo, gostaria de comprar uma máquina dessas... Dois dias depois, ao ler o jornal, vi uma oferta da máquina no supermercado aqui pertinho de casa. Fui lá, comprei e não resisti: experimentei no mesmo dia. O resultado foi fantástico!

A receita básica da massa que usei vem do livro "The Carluccio Collection - Pasta" do Antonio Carluccio, chefe italiano radicado na Inglaterra e famoso por seus programas na BBC.

RECEITA BÁSICA PARA MASSAS

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo (Doppio Zero)*
farinha de trigo para polvilhar
3 ovos**
1 pitada de sal

Instruções:
Numa superfície de trabalho, derramar a farinha e fazer uma monte (eu usei uma vasilha bem grande) e neste monte, fazer um buraco no meio. Quebrar os ovos e colocar neste buraco, com a pitada de sal. Com os dedos, mexer os ovos em movimentos circulares, incorporando a farinha que fica nos lados, aos poucos até formar uma só massa. Se a massa estiver muito úmida, juntar um pouquinho de farinha.

Lavar as mão e trabalhar a massa por 10 a 15 minutos, até tornar-se lisa e com uma consistência elástica.

Envolver a massa num filme plástico de deixar descansar por 30 minutos. Polvilhar a superficie de trabalho com farinha e abrir em forma de disco( girando sempre o rolo e não a massa), de maneira delicada, numa espessura de 2 a 3 mm.***


* Eu não achei essa farinha, mas acredito que o termo se refere à uma farinha moída mais fina que a farinha comum. Na Alemanha, a farinha mais fina tem o número 550 e foi essa que usei.

**Como ele não diz o tamanho dos ovos, pode ocorrer a massa fique seca, o que pode ser corrigido com um pouquinho de água fria.

***Aqui, eu abri o disco mais espesso, cortei em 4 tiras e passei cada uma pela máquina de massas até a espessura de número 3. Cortei então como talharim, e cozinhei ao dente por cerca de 4 minutos. Meu molho: carne bovina picadinha e vagem(feijão verde). Uma delícia!

5 comentários:

  1. Eu adoro fazer massas. A sua ficou linda. Você deixa secar bastante ou usa logo?

    ResponderExcluir
  2. Massa fresca! Deve ter ficado tão boa. :-)

    ResponderExcluir
  3. Que vaidosa que eu fiquei,(estou a babar-me). Obrigada pela homenagem, fico tão feliz por a ter inspirado. Parabens a sua massa está digna de um profissional.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todas pelos elogios!

    Agdá: Essa foi a primeira vez que fiz a massa e usei logo após.

    Abraços a todas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Andreia, quando puder passa pelo "Tachos" tenho novas receitas de massa fresca. Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin