sábado, 25 de agosto de 2007

Mini-Muffins de Chocolate Branco e Damascos

Aqui está uma receita facílima, de sabor delicado e surpreendente! Provei esta massa pela primeira vez, quando fui convidada para um chá na casa da amiga de uma amiga minha. Eu adorei o sabor, mas não conseguia identificar o ingrendiente que estava por trás daquela massa, que me parecia diferente de uma massa de bolo comum. Claro, eu elogiei muito o bolo e durante a conversa, dei a entender que seria ótimo ter a receita. Bem, como ela é uma pessoa educadíssima, acredito que não fez por egoísmo, mas se esqueceu de passar a receita. No entanto, ofereceu-me que levasse alguns para casa e, para a minha sorte, acrescentou que o que dava o sabor interessante era o chocolate branco e que os pedacinhos de fruta, eram damascos! Daí em diante nunca me esqueci desta receita e sempre a procurei em livros e na internet. Finalmente, e por acaso, a encontrei num livro de receitas ao vasculhar as estantes de uma livraria há um mês atrás! A estória tem um final feliz neste blog, porque agora quero partilhar com todos vocês aqui, uma ótima opcão para um chá mais chique.

MINI-MUFFINS DE CHOCOLATE BRANCO E DAMASCOS
Rendimento: 18 mini-muffins (de 25 ml cada)

Ingredientes:
125 g de manteiga
175 g de chocolate branco
4 ovos
125 g de açúcar
200 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal
100 g de damascos secos, picadinhos

Intruções:
Pre-aqueça o forno a 180° C. Prepare as forminhas, se necessário ou, para quem não tem essas forminhas, use um tabuleiro pequeno untado(depois pode-se cortar em quadradinhos).

Derreta o chocolate branco e a manteiga, em banho-maria, mexendo até adquirir cor brilhante e deixe esfriar um pouco. Adicione o açúcar e os ovos, um a um.

Num outro recipiente, peneira a farinha, junte o fermento, o sal e os damascos picados, reservando um pouco para salpicar em cima. Adicione esta mistura à massa de chocolate e misture (manualmente!) até homogeinizar.

Encha as forminhas de muffins até quase ficarem cheias, pois a massa não cresce muito, e asse por cerca de 15 minutos. O centro ainda está um pouquinho branco, mas não asse demais, ou ficarão muito secos!

Opcão: não faz parte da receita, mas como comprei 2 barras de chocolate branco, cada uma com 100 gramas, derreti o restante do chocolate e usei para a decoração. Ficaram mais deliciosos ainda! :)


7 comentários:

  1. Que delicados! Adorei a receita! :o)

    ResponderExcluir
  2. Estou com água na boca...hummmmm!!!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante. Não conhecia damascos com chocolate branco.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a receita maravilhosa. Os mini-muffins devem ficar ótimos com um chá. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. HUMMM!!... Que delicia. Obrigada por partilhar. Tenho na despensa uma barra de chocolate branco á espera de destino, acho que acabou de ficar traçado.

    ResponderExcluir
  6. Adoro muffins e estes estão cá com um aspecto!!
    Bjitos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin