quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Bolo de Abóbora com Gotas de Chocolate




Pois eu me prometi que desta vez eu partilharia uma receita de prato principal, mas não deu. Estou sem tempo e por isso não tenho cozinhado receitas interessantes o suficiente para mostrá-las aqui. Quem sabe na próxima postagem?

Aqui vai uma receita para os fãs de abóbora, como eu! Eu a achei há tempos no site do Epicurius, mas fiz umas pequenas adaptaçãoes, para o meu gosto. Gostaria de ter acesso à abóboras o ano todo, mas infelizmente aqui na Europa, elas só aparecem na feira e nos mercados só no fim do Verão. Eu sempre aproveito então, para comprar uma boa quantidade, cozinhar como purê e congelar. Com o purê pronto, dá para fazer muitas receitas deliciosas, não só esta aqui.

BOLO DE ABÓBORA COM GOTAS DE CHOCOLATE

1 3/4 de copo americano* de farinha de trigo
1/2 colher de chá (rasa) de canela
1/4 de colher de chá (rasa) de pimenta da jamaica(allspice)
1/4 de colher de chá(rasa) de gengibre em pó
pitadas de cravo em pó (a gosto)
1/2 colher de chá (rasa) de fermento em pó para bolos
1/2 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio
1/colher de chá (rasa) de sal

80 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 copo americano de açúcar
3 ovos
1 copo americano de purê de abóbora(cozido e escorrido)
1 colher de chá de essência de baunilha
1/3 copo americano de leite
100 gramas de chocolate ao leite em quadradinhos (0,5 cm)

*o copo americano tem uma medida de 200 ml

Intruções:
Pre-aqueça o forno a 170°C. E unte um forma pequena, que pode ser uma forma para bolo inglês, uma forma redonda com ou sem o buraco. Eu também já fiz em formas para muffins e ficaram muito bonitos! Desta vez usei uma forma de 22 cm com buraco.

Num vasilhame, misture os primeiros 8 ingredientes e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte os ovos um a um, sempre incorporando antes de adicionar o outro. Junte o purê de abóboras e a baunilha e misture bem, em velocidade baixa. Por fim junte a mistura da farinha, alternando com um pouco de leite. Quando a massa estiver homogênea, misture à mão o chocolate em cubinhos

Asse por cerca de 45 minutos ou faça o teste do palito. Deixe esfriar antes de desenformar. Pode-se fazer até dois dias antes, pois o tempo intensifica o sabor das especiarias. Neste caso, enrole em filme plástico para manter o bolo fofinho.


3 comentários:

  1. não conhecia seu cantinho...que graça! e esse bolo é incrivel! achei interessantissimo! já anotei a receita! bjos

    ResponderExcluir
  2. Que delicia que deve ser. Fiquei a conhecer a sua cozinha, e a primeira impressão foi óptima. Vou voltar em breve.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de chegar ao seu blog! É uma delícia! Vou voltar mais vezes!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin