domingo, 15 de julho de 2007

Torta Gelada de Cappuccino


Eu tenho mania de colecionar receitas que vêem em embalagens de produtos. Confesso que raramente as experimento, pois sempre desconfio das medidas. Quando tento algumas delas, acabo adaptando quase tudo e só fica a idéia da tal receita intacta. Desta vez resolvi seguir direitinho a receita desta torta, que veio num pacote de gelatina instantânea. Claro que se pode também usar a gelatina normal sem problemas. Só aumentei algumas medidas da massa, para que o pão-de-ló ficasse mais alto e fosse possível partir para ser recheado. Ficou muito saborosa e fiquei contente por ter algo novo para apresentar a vocês. A torta não é grande, mas pode-se dobrar as medidas, para quem quiser fazer maior.

TORTA GELADA DE CAPPUCCINO

Ingredientes para a massa de pão-de-ló:
100g de farinha de trigo
100 g de açúcar
3 ovos
1 pacotinho de açúcar-baunilha
1 1/2 colher de chá (rasa) de fermento em pó para bolos

Recheio e cobertura:
6 colheres de chá rasas de pó para cappuccino
50 ml de água morna
50 g de açúcar
1 pacotinho de açúcar-baunilha
400 ml de creme de leite (melhor para chantilly), gelado por pelo menos 2 horas
2 pacotes (15g cada) de pó de gelatina instantânea, ou o equivalente a 6 folhas de gelatina
chocolate em pó, para polvilhar
Chocolate amargo para fazer a decoração(opcional)

Instruções:
Pre-aqueça o forno a 180° C. Unte com apenas manteiga, uma forma para tortas(de aro removível) de 22 cm.

Usando uma batedeira, bata os ovos em alta velocidade por 1 minuto até espumar. Abaixe a velocidade e polvilhe o açúcar-baunilha e o açúcar, sempre batendo, por mais 1 minuto. Aumente a velocidade novamente e bata por mais 2 minutos, até ficar com uma consistência cremosa.

Num outro recipiente, misture a farinha com o fermento. Em duas rodadas, junte a farinha ao creme polvilhando e batendo em velocidade bem baixa.

Leve ao forno por 20 ou 25 minutos ou até ficar dourada e ao espetar o palito, este sair seco. Retire do forno e deixe esfriar. Com o auxílio de uma faca, desgrude a massa do aro em volta, para que a massa não se deforme.

Recheio e finalização:
Dissolva o pó para cappucino e o açúcar na água morna. Bata o creme de leite com a gelatinha instantânea, até ter a consistência para chantilly (se for usar a gelatina normal, siga as instruções do pacote e junte apenas ao final). Primeiramente misture quatro colheres de sopa do creme ao cappucino e depois junte este creme delicadamente ao chantily.

Parta o pão-de-ló ao meio e recheie um pouco menos que a metade, do creme de cappucino. O restante cubra por cima. Faça ondas com o garfo e leve para gelar por pelo menos duas horas antes de servir. Ao servir, polvilhar o chocolate em pó.

Dica: para quem quiser fazer a decoração de chocolate, derreta o 50g de chocolate amargo. Encha um saquinho de plástico e faça desenhos com o chocolate num pedaço de papel vegetal. Coloque para gelar até ficar bem durinho e decore ao servir, pois com a temperatura ambiente podem derreter.

Um comentário:

  1. Oi Deia,
    Pela linda foto dá pra saber que a torta é divina!!!!!

    Beijos. Dri :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin