quarta-feira, 25 de julho de 2007

Tarte de Limão




Esta foi uma receita nova que experimentei esse fim-de-semana. Ela veio num mini-livro só sobre bolos que ganhei no meu aniversário. Fiquei curiosa, porque as tartes de limão brasileiras sempre levam leite condensado e essa não. Bem, ela é uma torta mais para sobremesa do que para o café ou chá. É também para os fans das sobremesas menos doces, pois é mais azedinha. Aí vai a receita para quem quiser provar:


TARTE DE LIMÃO

Massa:
150 g farinha de trigo
25 g de açúcar
125 g de manteiga gelada, em pedacinhos
1 colher de sopa de água

Recheio:
150 ml de creme de leite sem soro
125 g de açúcar
4 ovos médios
cascas de 3 limões galegos (os amarelos), raladas
100 ml suco de limão galego
gotas de baunilha (opcional)
açúcar de confeiteiro para enfeitar

acompanhamento: creme chantilly

Instruções:
Comece fazendo a massa: numa vasilha, misture a farinha e o açúcar e depois junte os pedacinhos de manteiga. Amasse até formar uma massa homogênea. Coloque a massa num saco plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Distribua a massa no fundo e nos lados de uma forma para tortas de aro removível de 22 cm. Atenção: a massa deve ser aberta bem fina, para cobrir também 3 cm das laterais. Espete a massa com um garfo e leve novamente à geladeira por 30 minutos.

Pre- aqueça o forno a 180°C. Cubra a forma com a massa toda por dentro, com papel alumínio, de forma que fique bem colado à massa. Cubra por cima com feijões crus, para dar peso. Asse por 10 minutos coberta e depois por 15 minutos descoberta

Recheio:
Junte todos os ingredientes e despeje na massa já assada. Asse por 20 minutos ou até que fique douradinha. Sirva em temperatura ambiente ou gelada.

3 comentários:

  1. tenho 1 dúvida. A massa não queima indo por duas vezes ao forno?

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri!

    Não se preocupe, pois a massa não queima. O papel alumínio protege bastante nos primeiros 10 minutos e depois, quando ela fica descoberta, fica só um pouco douradinha.

    Abraços,

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. O creme de leite não é a mesma coisa que leite condensado?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin