segunda-feira, 9 de julho de 2007

Pão-de-queijo


Uma das receitas típicas brasileiras que mais gosto é a do pão-de-queijo. Sempre comia uns deliciosos, que eram (ou ainda são) vendidos na Padaria Ipanema. Costumava comprar sempre umas gramas para comer enquanto passeava e olhava as lojas do bairro. Bom, quando comecei a me interessar por culinária, colecionei e testei algumas receitas do pão-de-queijo sem chegar ao resultado desejado. Até que um dia testei esta que, se não me engano, achei no site do Panelinha. Sempre faz sucesso nas festas nas quais tenho que levar algo típico brasileiro e principalmente os vegetarianos ficam impressionadíssimos com algo completamente novo para eles, e pedem logo a receita.


PÃO-DE-QUEIJO

Ingredientes:
- ½ Kg de polvilho doce
- 1 ½ copo grande (1 copo grande = 250ml) de leite
- 1/3 copo grande de óleo
- 2 ovos
- 1 colher de chá de óleo
- 300 de queijo ralado ou em pedacinhos(de preferência o Gouda ou Edamer)

Instruçôes:
Misture o polvilho e o sal numa vasilha grande e funda. No meu caso, eu já coloco na vasilha da batedeira, com o acessório para fazer pães.

Ferva o leite e o óleo. Vá acrescentando o líquido fervente ao polvilho, sempre mexendo com uma colher de pau ou com a batedeira já em movimeno. A massa deve ficar compacta, mas toda úmida. Misture bastante. Caso ainda haja polvilho seco, acrescente um pouco de leite, mesmo que frio. A massa deve estar um pouco quente, por isso, se não for usar as mãos, já pode acrescentar o queijo, que irá se derreter conforme se mistura a massa. Deixe esfriar um pouco, até que a massa esteja morna e não queime mais a mão. Isso é importante, pois se a massa estiver muito quente, estraga os ovos.Então acrescente os ovos um a um, misturando bem com as mãos (ou batedeira, com acessório para pães) e amasse até formar uma massa uniforme.

Deixe descansar por 30 minutos. A massa irá endurecer um pouco. Pré-aqueça o forno a 180°C.
Polvilhe as mãos com polvilho a cada vez que for enrolar uma bolinha, faça bolinhas e asse até formar uma casquinha dourada. Ele fica clarinho mesmo, então não asse muito para não ficar seco.

Bom apetite!

9 comentários:

  1. Realmente igual ou melhor do que os da Padaria Ipanema !!! fácil e maravilhoso !!!

    ResponderExcluir
  2. Mais delicioso do mundo!

    ResponderExcluir
  3. Ai, esse pãozinho abriu-me o apetite,até porque tem um aspecto diferente do que estou habituada a ver e agrada-me bastante. Vou ter de experimentar! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Estava relendo alguns comentarios mais antigos postados ali no meu blog. E achei um seu e resolvi vir aqui dar uma espiadinha ja que, antes, nem sabia que dava para fazer isto...ups!
    E que belas receitas vc tem, principalmente estas de pao: que eu vou fazer!
    Pq aquela de pao para hamburguer, me deixou bem curiosa...
    Meus parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Cheguei em seu blog atrevés de um comentário que vc deixou no "Prato fundo".
    Você está na Alemanha? Sabe me dizer em que tipo de loja posso encontrar polvilho doce e como se chama em alemão? Estou doida pra fazer pão-de-queijo e deixar essa alemãozada babando.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Haline!

    O polvilho doce é vendido nas lojas de produtos chineses! Ele vem da Tailândia e tem o nome(na etiqueta da tradução) de "Farine de Tapioca/Tapioca Starch"! Aliás, nessas lojas também encontra-se farinha de mandioca, para farofas!

    Obrigada por visitar o meu blog! Em breve voltarei com novidades!

    Beijos e boa estadia!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Domingas, eu queria te fazer uma pergunta... É possível fazer essa massa e congelar as bolinhas de pao de queijo depois? Também estou morando aqui na Alemanha e queria fazer pras minhas colegas de sala...

    ResponderExcluir
  8. Oi Ynaiê!

    Olha, eu nunca congelei esta receita, mas já fiz na noite anterior e deixei na geladeira. Fica até com uma consistência melhor para enrolar.

    Use o queijo GOUDA para que o sabor fique parecido com o nosso pão-de-queijo. Usando outro queijo dá certo, mas não fica com o mesmo gosto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andréa,
    obrigada pela ajuda! Fiz hoje o pao de queijo e ficou realmente muito bom! Ah, sim, desculpe por ter te chamado "Domingas" da última vez... Encontrei seu blog por um acaso, numa pesquisa Google, e nem tinha lido direito as informacoes... Agora pude ler com mais calma e digo: mto bom gosto - já está "favoritado" :)
    Liebste Grüße!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin